O Estação Livre desta semana celebrou o Dia Mundial da África, comemorado oficialmente no dia 25 de maio.
O programa recebeu Tadeu Kaçula, sociólogo e sambista, e a empresária guineense Nádia Ferreira para falar sobre o continente africano e a falta de conhecimento da população brasileira sobre suas raízes.
Para Tadeu, o Brasil sabe pouco sobre a própria história, acarretando no pouco conhecimento sobre a África.
“O continente africano tem 100% de influência na formação da nossa sociedade. Seja no campo cultural, epistemológico ou social-econômico”, explicou o sociólogo.
Complementando, Nádia disse que a forma como a história africana é contada diminui o interesse da população.
“Quem escreveu a nossa história? A África, embora muito rica, sempre foi contada como um lugar de miséria, pobreza e guerra. Eu não tenho interesse em conhecer um lugar assim. E quem contou a história desse jeito é quem estava explorando e tirando a riqueza”, afirmou a empresária.
Confira o trecho completo:
Leia também: "Europeus se apoderam de invenções africanas", diz empresária guineense
Assista ao programa na íntegra:
O programa Estação Livre é apresentado pela jornalista e empreendedora Cris Guterres, considerada pela revista Forbes uma das criadoras de conteúdo mais inovadoras de 2020. Feita por uma maioria de mulheres pretas, a atração tem a missão de valorizar a cultura negra, a rica diversidade do Brasil e trazer a sociedade para repensar e ajudar a reconstruir um país mais justo para todos.
REDES SOCIAIS