Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução: TV Cultura
Reprodução: TV Cultura

O Estação Livre desta semana celebrou o Dia Mundial da África, comemorado oficialmente no dia 25 de maio.

O programa recebeu Tadeu Kaçula, sociólogo e sambista, e a empresária guineense Nádia Ferreira para falar sobre o continente africano e a falta de conhecimento da população brasileira sobre suas raízes.

Para Tadeu, o Brasil sabe pouco sobre a própria história, acarretando no pouco conhecimento sobre a África.

“O continente africano tem 100% de influência na formação da nossa sociedade. Seja no campo cultural, epistemológico ou social-econômico”, explicou o sociólogo.

Complementando, Nádia disse que a forma como a história africana é contada diminui o interesse da população.

Quem escreveu a nossa história? A África, embora muito rica, sempre foi contada como um lugar de miséria, pobreza e guerra. Eu não tenho interesse em conhecer um lugar assim. E quem contou a história desse jeito é quem estava explorando e tirando a riqueza”, afirmou a empresária.

Confira o trecho completo:

Leia também: "Europeus se apoderam de invenções africanas", diz empresária guineense

Assista ao programa na íntegra:

O programa Estação Livre é apresentado pela jornalista e empreendedora Cris Guterres, considerada pela revista Forbes uma das criadoras de conteúdo mais inovadoras de 2020. Feita por uma maioria de mulheres pretas, a atração tem a missão de valorizar a cultura negra, a rica diversidade do Brasil e trazer a sociedade para repensar e ajudar a reconstruir um país mais justo para todos.