A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou nesta terça-feira (31) um convite para o diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde (ANS), Paulo Rebello, prestar esclarecimentos sobre o aumento de 15,5% nos planos de saúde.
O pedido foi protocolado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). "O governo precisa justificar os motivos de um aumento tão absurdo num período de crise como este que nosso país enfrenta", afirmou.
Leia mais: Justiça ucraniana condena dois militares russos a 11 anos de prisão por crimes de guerra
A ANS autorizou na última quinta-feira (26) o reajuste de até 15,5% para planos de saúde individuais e familiares regulamentados. O percentual de reajuste é válido para o período entre maio de 2022 e abril de 2023. Segundo os dados da histórica da ANS, esse é o maior aumento nos planos familiares e individuais da série histórica, que foi iniciada em 2000.
Segundo a ANS, o reajuste representa a “retomada gradativa da utilização dos planos de saúde pelos beneficiários”. “As despesas assistenciais apresentaram crescimento, influenciadas principalmente pela variação no preço dos serviços e insumos de saúde”, destacou.
Leia também: Bolsonaro diz que só participará de debates em eventual segundo turno
REDES SOCIAIS