Notícias

Toffoli dá 5 dias para Bolsonaro esclarecer aumento com publicidade em ano eleitoral

Regra aprovada permite R$ 25 milhões com publicidade do governo em 2022


02/06/2022 20h48

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (2) que o presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifeste sobre a lei que aumenta o limite de gastos públicos com publicidade governamental em ano eleitoral em até cinco dias.

Na última quarta (1), o presidente sancionou o texto que permite um aumento de R$ 25 milhões com propagandas do governo federal em 2022, segundo cálculos do Senado.

Leia mais: Nunes Marques suspende decisão do TSE e devolve mandato de deputado bolsonarista

“Cuida-se de ação direta de inconstitucionalidade, com pedido de medida cautelar, ajuizada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) contra artigos 3º e 4º da Lei nº 14.356, de 31 de maio de 2022, a qual altera a Lei nº 12.232/2010, para dispor sobre as contratações de serviços de comunicação institucional, e a Lei nº 9.504/1997, para dispor sobre gastos com publicidade dos órgãos públicos no primeiro semestre do ano de eleição”, escreveu o ministro.

O magistrado ainda deu três dias para que a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestem sobre o caso. Toffoli atendeu uma ação de inconstitucionalidade apresentada pelo PDT, partido de Ciro Gomes.

A sigla argumenta que a lei é inconstitucional e apresenta desvio de finalidade. "[Os pré-candidatos à reeleição] irão empreender esforços desmedidos na veiculação de propaganda institucionais, agora, com doses cavalares de dinheiro público, enquanto os serviços essenciais continuam sendo relegados", afirma o PDT.

“O cerne para a vedação de determinadas condutas a gestores públicos em campanhas eleitorais é impedir que a utilização da máquina pública possa desequilibrar o pleito em prol dos detentores de poder público, já que esses agentes, de forma absoluta, possuem parcela razoável de poder”, acrescentou o partido, na ação.

Leia também: Fachin diz que atentar contra a Justiça Eleitoral “é atentar contra a democracia”

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Inscrições para a etapa Brasil do World Summit Awards 2022 são prorrogadas

Nunes Marques suspende decisão do TSE e devolve mandato de deputado bolsonarista

Alexandre de Moraes inclui PCO no inquérito das fake news

Com Erika Hilton, 1ª Feira Trans de SP discute empregabilidade de pessoas trans

Fachin diz que atentar contra a Justiça Eleitoral “é atentar contra a democracia”