Notícias

Presidente do TSE diz que “engenheiros do caos” ameaçam as eleições

Sem citar o nome do presidente Jair Bolsonaro, Fachin voltou a defender a democracia e o sistema eleitoral


03/06/2022 16h48

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Edson Fachin, disse nesta sexta-feira (3) que o Brasil possui "engenheiros do caos" que ameaçam as eleições e a democracia. A declaração aconteceu durante palestra no Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, em Curitiba

Apesar de não citar nomes, o discurso pode ser endereçado ao presidente Jair Bolsonaro (PL) que ao longo do meses vem atacando o sistema eleitoral, principalmente as urnas eletrônicas. Fachin ainda fez um alerta para que "a democracia não descambe rapidamente [..] diante da tormenta do autoritarismo".

Leia mais: PSOL pede cassação do mandato de Arthur Lira após discussão com deputado

Na última quinta (2), Bolsonaro voltou a questionar o sistema eleitoral brasileiro. "O TSE está tendo medidas arbitrárias, contra o Estado democrático. Atacam a democracia e não querem transparência no sistema eleitoral", disse.

Segundo o presidente do TSE, a propagação de notícias falsas atrapalham a democracia e ainda prejudicam o processo eleitoral.

"As narrativas falsas potencializam esse cenário, relacionado à nostalgia de passado autoritário, e proliferarem argumentos frágeis, vagos e cambiantes, disparados, estrategicamente, com a finalidade de justificar o injustificável: a recusa da democracia feito pelo julgamento efetivado nas urnas", afirmou.

Fachin ainda assegurou que o processo eletrônico de votação é "seguro, limpo e auditável", mas é sofre de "teorias conspiratórias sem um fiapo de apoio na realidade", mesmo estando "protegido por trinta camadas de segurança testadas e aprovadas sucessiva e reiteradamente, sem percalços".

Leia também: PT recorre ao STF contra decisão que devolveu mandato a deputado bolsonarista

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Presidente do TSE diz que que “engenheiros do caos” ameaçam as eleições

Maior encontro de gatos da América Latina estreia no Centro de Convenções Frei Caneca

PSOL pede cassação do mandato de Arthur Lira após discussão com deputado

PT recorre ao STF contra decisão que devolveu mandato a deputado bolsonarista

100 dias de guerra na Ucrânia: Relembre os principais acontecimentos