Notícias

Esboço do programa de governo do PT prevê revogação do teto de gastos e da reforma trabalhista

O partido ainda é contrário à privatização da Eletrobras; o documento ainda depende de aprovação dos partidos aliados


06/06/2022 11h02

O esboço do programa de governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pré-candidato à Presidência da República, coloca como propostas revogar o teto de gastos e a reforma trabalhista, além de defender o papel das empresas estatais na promoção do desenvolvimento. O documento possui 17 páginas e 90 pontos abordados.

Leia mais: Com Bolsonaro, Biden e demais líderes, Cúpula das Américas começa nesta segunda (6)

O texto se opõe à privatização da Petrobras, da Eletrobras e dos Correios, além de criticar a "orientação passiva" na política cambial, quando aborda a "volatilidade da moeda brasileira". Ainda é necessária a aprovação dos seis partidos aliados, PSB, PCdoB, PV, Psol, Rede e Solidariedade.

O texto defende um fortalecimento dos bancos públicos e das empresas estatais em geral na promoção do desenvolvimento.

“Será necessário proteger o patrimônio do país e recompor o papel indutor e coordenador do Estado e das empresas estatais para que cumpram, com agilidade e dinamismo, seu papel no processo de desenvolvimento econômico e progresso social do país.”

"Reduzir a volatilidade da moeda brasileira por meio da política cambial também é uma forma de amenizar os impactos inflacionários de mudanças no cenário externo. A orientação passiva para a política cambial dos últimos anos acentuou a volatilidade da moeda brasileira em relação ao dólar com consequências perversas para o índice de preços", diz o documento.

A proposta ainda sugere a construção de uma nova legislação trabalhista e que o plano de governo incluirá a "valorização do salário-mínimo e a recuperação do poder de compra". O texto também fala em "recolocar os pobres e os trabalhadores no orçamento" e, com isso, será preciso "revogar o teto de gastos e rever o atual regime fiscal brasileiro".

"Nosso horizonte é a criação de um projeto inovador e portador de futuro, que será apresentado ao povo como o caminho para a construção de um Brasil para todos os brasileiros e brasileiras", diz o material.

Leia também: "Eliminação de fraudes no Brasil começou exatamente com as urnas eletrônicas", diz Gilmar Mendes

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Esboço do programa de governo do PT prevê revogação e do teto de gastos e da reforma trabalhista

Com Bolsonaro, Biden e demais líderes, Cúpula das Américas começa nesta segunda (6)

"Eliminação de fraudes no Brasil começou exatamente com as urnas eletrônicas", diz Gilmar Mendes

STJ proíbe evento que contaria com show de Gusttavo Lima em Teolândia, na Bahia

Com olhar otimista, ministro ucraniano vê o fim da guerra até o final de 2022