O número de casos e internações por Covid-19 voltaram a subir no estado de São Paulo. Nos últimos 14 dias, a média diária de novos pacientes internados em leitos de enfermaria e UTI dobrou. Em 23 de maio, a média era de 245 e subiu para 493 no último domingo (5).
A média registrada no último final de semana é equivalente ao do final do mês de fevereiro, quando a ômicron ainda estava em alta.
Leia também: Sem dados de mais de 10 estados, Brasil registra menor média móvel de mortes por Covid-19 em 2022
Apesar do crescimento, a média é muito inferior ao verificado no pico da pandemia, em março de 2021. Porém, esse novo aumento liga o sinal de alerta das autoridades de saúde.
A média atual representa um crescimento de mais de 230% em comparação a abril deste ano, quando a média de novas internações atingiram o menor valor da pandemia, com 146 por dia.
Sem informações
Além do aumento de internações, outra preocupação é com a falta de dados sobre novos casos e óbitos pela Covid-19 em São Paulo. O governo não divulga os dados há três dias e preocupa especialistas.
Segundo a Secretaria de Estadual de Saúde de São Paulo, o motivo da falta de dados é um "problema no sistema federal de notificação".
Leia também: PGR e ministro da Justiça se reúnem para discutir desaparecimento de indigenista e jornalista inglês
“A API [programa que extrai as informações] do Sistema de Informação de Vigilância da Gripe (Sivep) está com problemas de atualização desde a última sexta-feira (3), prejudicando a atualização das notificações estaduais. Consequentemente, o monitoramento das estatísticas fica impactado. A extração de informações está comprometida até que o sistema federal seja restabelecido”, explicou a pasta.
REDES SOCIAIS