Notícias

Haddad critica abordagens contra pessoas na Cracolândia: “Não os tratam como seres humanos”

Pré-candidato ao governo paulista pelo PT conta projetos para a Cracolândia e lamenta forma como usuários foram tratados nos últimos anos


06/06/2022 23h23




O Roda Viva desta segunda-feira (6) recebe Fernando Haddad, candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) ao Governo do Estado de São Paulo.

A apresentadora da TV Cultura Joyce Ribeiro introduziu o tema da Cracolândia no debate e quis saber quais os planos para resolver esse problema. Haddad relembra o programa “Braços Abertos”, colocado em ação em seu mandato na prefeitura, e diz que pretende fazer algo na mesma linha caso seja eleito.

“O programa tinha três “T”, que estruturavam: teto, porque sem uma habitação a pessoa não se recupera, tratamento, vinculado ao centro de apoio psicossocial contra álcool e drogas, e trabalho, mesmo que seja um trabalho de uma hora por dia, é importante para começar a se recuperar”, explica.

O pré-candidato ao governo lembrou que o projeto foi muito bem avaliado por uma auditoria externa e revelou que dois terços das pessoas atendidas pelo programa reduziram o consumo de drogas. Porém, não foi dada continuidade após o fim do seu mandato.

Leia também: “O modelo econômico atual não é sustentável”, diz Haddad no Roda Viva

“Começaram a estigmatizar o programa e muitos críticos não trataram as pessoas da Cracolândia como seres humanos. Então, o programa acabou e a população quadruplicou. Foi um grande erro acabar com ele”, lamenta.

Seguindo o tema, a jornalista Cássia Godoy quis saber se é possível a prefeitura paulista e o estado trabalharem juntos para a resolução desse problema. Na visão dele, o poder municipal não consegue agir sozinho na Cracolândia.

“A prefeitura não tem força de segurança pública. Então a prefeitura precisa do apoio da polícia civil e, eventualmente, da polícia militar para o programa dar certo. É preciso separar o usuário, para acolhê-lo, daqueles que querem minar o programa, pois vão perder público consumidor”, conclui.

Haddad é o 1º pré-candidato ao governo de São Paulo nas eleições 2022 a participar do Roda Viva; veja como foi:

Participam da bancada de entrevistadores Joyce Ribeiro, apresentadora do Jornal da Tarde da TV Cultura, Gustavo Schmitt, repórter do jornal O Globo, Bruno Carazza, colunista do jornal Valor Econômico, a jornalista e apresentadora da Rádio CBN Cássia Godoy, e a editora da coluna do Estadão Mariana Carneiro.

O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tarcísio ou Rodrigo? Haddad responde quem gostaria de enfrentar em possível segundo turno

Haddad é o 1º pré-candidato ao governo de São Paulo nas eleições 2022 a participar do Roda Viva; veja como foi

No Roda Viva, Haddad explica programa de segurança pública: "Valorizar profissionais"

Haddad critica abordagens contra pessoas na Cracolândia: “Não os tratam como seres humanos”

“O modelo econômico atual não é sustentável”, diz Haddad no Roda Viva