Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pexels
Pexels

O Brasil está investigando 71 casos suspeitos de hepatite de causa desconhecida. Segundo o Ministério da Saúde, até domingo (5), foram notificados 106 casos, 34 foram descartados e 1 foi classificado como provável.

Leia mais: Aluno é preso após ameaçar disparar contra colegas nos EUA

No último domingo (5), um menino de 11 anos morreu no Hospital da Criança, no Rio de Janeiro, com suspeita de hepatite aguda de origem desconhecida. A criança morava em Campos dos Goytacazes, no Norte do Rio de Janeiro, onde recebeu os primeiros atendimentos e teve a suspeita da doença levantada pelos médicos.

De acordo com a prefeitura, o menino deu entrada no Hospital Ferreira Machado na quarta-feira (1), após apresentar sintomas inespecíficos, como náusea, vômito, queda do estado geral, evoluindo para uma alternância de sonolência com agitação e icterícia.

Os exames demonstraram a presença de uma inflamação hepática, apresentando critérios para caso provável de hepatite aguda de origem desconhecida.

“Ainda no Hospital Ferreira Machado, o menino foi submetido a exames que afastaram a possibilidade de hepatite tipo A, B e C e também dengue. Foi realizada ainda pesquisa de antígeno para detecção de coronavírus, mas o resultado foi negativo. Também foi descartada a possibilidade de hepatite medicamentosa”, diz o informe.

Segundo o Ministério da Saúde, no fim de maio o país registrou o 1° caso provável de hepatite de origem desconhecida. Uma adolescente de 16 anos, moradora de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. A menina apresentou sintomas como náuseas, febre e pele com tonalidade amarelada, que são características da doença.

Até a confirmação, há três estágios no Ministério da Saúde: investigação, provável e confirmado.

A hepatite é uma doença inflamatória que acomete o fígado e existem cinco cepas principais do vírus da hepatite, tipos A, B, C, D e E. Em grande parte dos casos, as hepatites virais são doenças silenciosas que não apresentam sintomas ao longo dos anos. Geralmente, a doença já está em estágio mais avançado quando os sinais aparecem.

Confira a quantidade de casos investigados por estados:

- SP (16)

- MG (11)

- CE (9)

- RJ (6)

- PE (6)

- RS (5)

- SC (4)

- RN (3)

- GO (2)

- PR (2)

- MS (1)

- ES (1)

- MA (1)

- PB (1)

- AL (1)

- PA (1)

- RO (1)

Leia também: Marinha continua buscas pelo indigenista e pelo jornalista desaparecidos na Amazônia