O senador Alessandro Vieira (PSDB/SE) junto com os deputados federais Felipe Rigoni (União Brasil/ES) e Tabata Amaral (PSB/SP) pediram para o Tribunal de Contas da União (TCU) uma investigação sobre o corte no orçamento do programa Alimenta Brasil.
Os parlamentares querem saber os motivos do governo federal cortar o orçamento para este programa, sendo que a fome atingiu os maiores números da história recente do Brasil.
O Alimenta Brasil tinha como objetivo a compra da produção agrícola familiar e doação de comida para pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Sem a verba do programa, empresas encerraram suas atividades e projetos assistenciais reduziram a qualidade da comida oferecida para famílias carentes.
No pedido, o grupo de políticos afirmaram que o corte do orçamento "reverbera em diversas instâncias e impacta de forma negativa especialmente a população mais vulnerável consequências atingem o direito básico à alimentação e isso tem como efeito o expressivo aumento da fome nos últimos anos".
Leia também: STF decide que empresas devem dialogar com sindicatos antes de fazer demissão em massa
De acordo com uma pesquisa de Inquérito Nacional Sobre Segurança Alimentar no Contexto da Pandemia Covid-19 no Brasil publicada nesta quarta-feira (8), 33 milhões de brasileiros estão em insegurança alimentar grave.
REDES SOCIAIS