Integrantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) fizeram um protesto nesta quarta-feira (8) no shopping Iguatemi, um dos mais luxuosos de São Paulo. Os manifestantes fizeram um ato contra a fome e ressaltaram que mais de 33 milhões de brasileiros estão em insegurança alimentar grave.
O ato começou na porta do shopping com os manifestantes carregando bandeiras do Brasil com os dizeres "fome", e também pedaços de ossos, em alusão às carcaças buscadas por pessoas em situação de fome.
Leia também: Parlamentares pedem para TCU investigar corte de verbas para o programa Alimenta Brasil
Logo em seguida, eles entraram no shopping, caminharam pelos corredores onde ficam as marcas mais luxuosas e depois foi para a praça de alimentação do estabelecimento.
A comunicação do Iguatemi informou que "a segurança de todos é prioridade e respeita manifestações democráticas e pacíficas".
Dados da fome
De acordo com uma pesquisa de Inquérito Nacional Sobre Segurança Alimentar no Contexto da Pandemia Covid-19 no Brasil publicada nesta quarta-feira (8), 33 milhões de brasileiros estão em insegurança alimentar grave.
O atual número representa quase o dobro do contingente em situação de fome estimado em 2020.
Veja algumas imagens das manifestações:
Houve uma ocupação no luxuoso Shopping Iguatemi hoje de manhã... MTST... pic.twitter.com/KIBQtw2ncm
— Jorge Serrão (@alertatotal) June 8, 2022
O @mtst realizou hoje, no shopping Iguatemi, uma ação denunciando o aumento devastador da fome e da miséria no Brasil de Bolsonaro. Os manifestantes foram em caminhada até o local, que fica na av. Faria Lima, e realizaram o escracho pacífico em um símbolo da elite paulistana. pic.twitter.com/9PjIp2wlY5
— Jornalistas Livres (@J_LIVRES) June 8, 2022
Ocupamos o shopping Iguatemi, que é símbolo da desigualdade em SP, para denunciar a fome que se alastra pelo Brasil
— MTST (@mtst) June 8, 2022
Ouça o discurso da @EdianeMariaMTST pic.twitter.com/3l0ZcitJj2
REDES SOCIAIS