Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura/Gelse Montesso
Divulgação/TV Cultura/Gelse Montesso

Neste domingo (12), o Repórter Eco, programa da TV Cultura pioneiro na TV brasileira na divulgação de temas socioambientais, comemora 30 anos. A edição especial traz um apanhado dessas três décadas no ar, a história dos 50 anos da famosa conferência de Estocolmo e conta os avanços e desafios da Rio-92, realizada no Rio de Janeiro, que ficou conhecida como Eco-92. Com apresentação de Márcia Bongiovanni, vai ao ar na TV Cultura, a partir das 18h.

A atração começa trazendo os 30 anos da Rio-92 ou Eco-92, Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que teve a participação de representantes de mais de 170 países, no Rio Centro, e atraiu a atenção do mundo todo. E relembra os 50 anos da Conferência de Estocolmo, na Suécia, época em que o Brasil vivia a Ditadura Militar e o governo afirmava que preferia a poluição à pobreza.

Leia também: Biblioteca digital gratuita do governo de SP tem acervo com mais de 15 mil títulos

Outra reportagem faz um balanço da Rio-92. Nos 30 anos da conferência foram registrados vários avanços na área socioambiental, mas também permanecem grandes desafios ainda sem solução, como a crise climática mundial, a poluição sem precedentes dos mares e oceanos e a perda acelerada da biodiversidade.

Por fim, o Repórter Eco relembra seus 30 anos, apresentando os principais momentos dessa trajetória de três décadas em defesa da diversidade de formas de vida na terra e as vozes que foram ouvidas nesses anos como ambientalistas, cientistas, personalidades do mundo das artes, crianças e povos tradicionais.

Leia também: PSDB decide apoiar pré-candidatura de Simone Tebet à Presidência