Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

gettyimages
gettyimages

O Brasil recebeu uma grande ajuda da tecnologia para preservar a Amazônia. No final de maio, os dois primeiros satélites de sensoriamento remoto radar do Projeto Lessonia – 1, da Força Aérea Brasileira (FAB), foram lançados em órbita baixa.

Leia mais: “Mark Ruffles”: Bolsonaro discute com mais um ator e se compara com o Capitão América

Batizados de Carcará I e Carcará II, os satélites ampliarão as possibilidades de monitoramento ambiental no País. As imagens captadas serão utilizadas para diversos fins, entre eles o apoio ao combate ao garimpo ilegal, a visualização de queimadas e a determinação da navegabilidade dos rios, além de apoio às operações de vigilância e controle das fronteiras, combate ao tráfico de drogas.

Os satélites buscam atender às necessidades operacionais das Forças Armadas e do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), bem como de agências governamentais.

Os equipamentos foram colocados em órbita por um foguete Falcon 9, da SpaceX, no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos.

O lançamento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais e acompanhado pelo comandante da FAB, por ministros de Estado, oficiais-generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, além de outras autoridades.

Leia também: Preço médio da cesta básica aumentou quase 18% nos últimos 12 meses, aponta Abras