Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Montagem / Redes Sociais
Reprodução/Montagem / Redes Sociais

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) emitiu no último sábado (11) uma resolução que determina medidas cautelares a favor do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, desaparecidos na Amazônia, desde o último domingo.

Leia mais: Homem suspeito do desaparecimento de Dom Phillips e Bruno Pereira diz que foi torturado após prisão

A CIDH considera que ambos estão em uma situação de gravidade e urgência de risco de dano irreparável a seus direitos.

A resolução pede que o governo brasileiro "redobre seus esforços" para determinar a situação e o paradeiro de Bruno e Phillips e informe sobre as ações adotadas para investigar o contexto do desaparecimento e evitar sua repetição.

O indigenista e o jornalista desapareceram quando realizavam uma viagem juntos da Terra Indígena do Vale do Javari até a cidade de Atalaia do Norte, para visitar a equipe de vigilância indígena e realizar entrevistas.

De acordo com as organizações que recorreram à CIDH, o desaparecimento de ambos estaria inserido em um contexto de violência intensificada contra defensores de direitos humanos, jornalistas e comunicadores sociais.

A CIDH é um órgão da Organização dos Estados Americanos e tem o mandato de promover a observância e a defesa dos direitos humanos na região. O Brasil reconhece a jurisdição da CIDH e é obrigado a cumprir suas determinações, mas o órgão não tem poder para forçar um Estado a aplicar suas resoluções.

Leia também: Desmatamento na Amazônia bate novo recorde e contradiz Jair Bolsonaro