O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (13) o ex-presidente da Funai, indigenista e ativista social Sydney Possuelo.
O jornalista Bruno Torturra quis saber quais as dificuldades que os próximos governos irão enfrentar para reorganizar os órgãos de controle e fiscalização. Na visão dele, houve uma destruição e emparelhamento por parte do governo Bolsonaro.
Para ele, a reconstrução e mudanças na Funai e Ibama, por exemplo, só irão acontecer se houver uma mudança de mentalidade do Estado. Caso contrário, o caos continuará prevalecendo.
“Se não mudar, vai permanecer o caos que estamos vendo na região amazônica. Funai que não é Funai. Meio ambiente que não é meio ambiente. Essas coisas só acontecem por conta da proteção que o Estado dá para esses bandidos”, diz Possuelo.
Leia também: Ex-presidente da Funai critica exploração ilegal no Vale do Javari: “Usam como se fosse o quintal de casa”
O indigenista ainda fala que não adianta apenas colocar mais policiais ou oficiais do Exército no campo se não houver mudança nas “ações legais” das autoridades.
“Se não houver mudança, vai ser difícil que uma transformação chegue na ponta”, conclui.
Assista ao programa na íntegra:
Participam da bancada de entrevistadores Bruno Torturra, editor-chefe do Greg News, o jornalista, ex-correspondente e escritor Andrew Downie, Eliane Trindade, editora da Folha Social+, do jornal Folha de S.Paulo, a jornalista do Valor Econômico Daniela Chiaretti, e Giovana Girardi, jornalista de ciência e meio ambiente e apresentadora do podcast Tempo Quente.
O Roda Viva vai ao ar toda segunda-feira às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS