Conselho de Ética abre processo sobre conduta de deputado por discussão com Arthur Lira
Deputados vão apurar possível quebra de decoro de Glauber Braga, que perguntou se presidente da Câmara "não tinha vergonha" e criticou defesa da privatização da Petrobras
14/06/2022 17h15
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados instaurou nesta terça-feira (14) um processo para apurar possível quebra de decoro parlamentar do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) em falas no plenário da Casa.
A representação foi apresentada pelo Partido Liberal (PL) após o parlamentar protagonizar uma discussão com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) no fim de maio.
Leia também: Prefeito de São Paulo comenta greve de ônibus: "abusiva e irresponsável"
A instauração de um processo é a primeira fase de uma representação protocolada contra um parlamentar. Nesta fase, é feito o sorteio da lista tríplice entre os integrantes quem podem assumir a relatoria do caso. Em seguida, cabe ao presidente do conselho escolher o relator.
Leia também: “Chega de bananas e demagogos na política brasileira”, diz Bolsonaro em fórum
Foram sorteados como potenciais relatores do processo três deputados do Republicanos: Marcelo Nilo (BA), Márcio Marinho (BA), Gilberto Abramo (MG).
Após ser designado pelo presidente do conselho, o relator terá prazo de dez dias úteis para apresentar um parecer preliminar, que poderá ser pelo prosseguimento ou arquivamento do caso.
REDES SOCIAIS