Bolsonaro diz que pretende abrir CPI para investigar Petrobras na próxima segunda-feira
Presidente afirma que já debateu com o presidente da Câmara e o líder do governo para iniciar o processo de abertura da Comissão na próxima semana
18/06/2022 17h50
Durante evento em Manaus neste sábado (18), o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que conversou com o líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (Progressistas-PR), e com o presidente da Casa, Arthur Lira (Progressistas-AL), para entrar com um pedido de abertura de CPI na próxima segunda-feira para investigar a Petrobras.
A paciência do presidente com a estatal ficou menor após o reajuste anunciado na última sexta-feira (17). O preço da gasolina irá aumentar 5,2% e do diesel 14,2%.
"Conversei ontem com o líder do governo e o presidente da Câmara para a gente abrir uma CPI segunda-feira, vamos para dentro da Petrobras", disse ele durante o ato de unção apostólica do Ministério Restauração.
Bolsonaro tem criticado a Petrobras por reajustar preços diante da alta do petróleo no mercado internacional. A empresa, que precisa importar combustíveis para suprir a demanda do mercado doméstico, segue desde 2016 a paridade internacional, mas tem espaçado os reajustes.
Leia também: Painel de especialistas dos EUA recomenda vacinação contra Covid-19 em crianças a partir de 6 meses
"É inadmissível, com uma crise mundial, a Petrobras se gabar dos lucros que tem. Só no primeiro trimestre, foram R$ 44 bilhões de lucro, nunca visto na história”, completou o presidente.
Comando da Petrobras
Vale lembrar que quem indica o presidente da Petrobras e quem tem seis cadeiras na mesa diretora da empresa é o próprio governo federal.
A última indicação ao comando da empresa gerou uma enorme polêmica. O atual presidente da companhia, José Mauro Coelho, foi demitido por Bolsonaro pouco mais de um mês depois de ser indicado por ele mesmo, mas não entregou o cargo.
O indicado a sucessor, Caio Paes de Andrade, secretário de desburocratização do Ministério da Economia, ainda precisa ser aprovado pelas estruturas internas da companhia e também ser eleito para o conselho de administração.
REDES SOCIAIS