Notícias

Morre aos 90 anos o pianista e apresentador da Cultura FM Gilberto Tinetti

Gilberto Tinetti era integrante do Trio Brasileiro e foi apresentador da Rádio Cultura FM entre 1987 até 2019


19/06/2022 12h30

Morreu neste sábado (18), aos 90 anos, o pianista Gilberto Tinetti. Músico com imenso repertório, desenvolveu também uma linda trajetória como professor de gerações de intérpretes aqui no Brasil.

Leia mais: Eleitores na Colômbia vão às urnas para escolher presidente neste domingo (19)

Gilberto Tinetti nasceu em São Paulo, em 6 de abril de 1932. Começou a estudar piano aos 10 anos, com Josephina De Felice. Mais tarde tornou-se aluno de Hans Bruch, que o apresentou a Magdalena Tagliaferro, com quem Tinetti estudou em Paris, entre 1957 e 1959.

Na Europa venceu o Concurso da Academia Internacional de Verão do Mozarteum de Salzburgo, na Áustria, quando tocou o Concerto n. 1 para piano de Brahms. Em 1970, em Paris, tocou ao lado da Orquestra Filarmônica da Rádio e Televisão Francesa, sob a regência de Jean Fournet, o Concerto no.4 para piano e orquestra de Villa Lobos. Foi professor e diretor artístico do Seminário de Música Pró Arte de São Paulo, fundado por Koellreutter e entre 1980 a 2002, dirigiu o Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Em 1986 foi convidado pela direção da Cultura FM para apresentar a série “A Arte de Magdalena Tagliaferro”, em homenagem à sua professora que havia falecido naquele ano.

Depois, em 1987, passou a integrar o quadro de apresentadores da Rádio, com o programa diário “Teclado” e com séries semanais dedicadas a integral de obras para piano. Em 1996, o programa “Teclado” passou por algumas mudanças e passou a se chamar “Pianíssimo”, atração que Gilberto Tinetti apresentou na Cultura FM até dezembro de 2019.

Em sua homenagem, a Cultura FM reapresenta hoje (19), um especial às 20h o documentário “Gilberto Tinetti - Elegância e Sensibilidade de um Mestre” conduzido pelo também pianista e professor Eduardo Monteiro e traz trechos de entrevistas que Gilberto Tinetti concedeu a programas como “Supertônica” (em 2012), de Arrigo barnabé; “Intérprete” (em 2014), série de programas apresentadas pelo maestro Jamil Maluf e “Radio Metrópolis” (em 2017).

O especial conta com depoimentos do maestro Julio Medaglia, da pianista Eudóxia de Barros, da cantora Adriana Clis e do crítico musical João Marcos Coelho.

Leia também: Paraquedista morre após salto em Resende (RJ)

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Número de investigados pelas mortes de Bruno Pereira e Dom Phillips sobe para oito

Morre aos 90 anos o pianista e apresentador da Cultura FM Gilberto Tinetti

Paraquedista morre após salto em Resende (RJ)

Eleitores na Colômbia vão às urnas para escolher presidente neste domingo (19)

Brasil registra 94 mortes por Covid-19 em 24h e se aproxima dos 670 mil óbitos na pandemia