Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Olivier Gros
Foto: Olivier Gros

A maior bactéria do mundo foi encontrada em Guadalupe, nas Pequenas Antilhas, de acordo com estudo que saiu na revista Science nesta quinta-feira (23).

Grande o suficiente para ser vista a olho nu, se assemelha à forma e ao tamanho de um cílio e foi descoberta nas superfícies de folhas em decomposição em manguezais marinhos tropicais rasos.

Leia também: Datafolha: Governo Bolsonaro segue com maior rejeição desde a redemocratização do Brasil

Thiomargarita magnifica – uma referência ao seu tamanho excepcional – tem um comprimento médio de célula superior a 9.000 micrômetros, que é quase 1 centímetro de comprimento. As células da maioria das espécies bacterianas têm cerca de 2 micrômetros de comprimento, embora as maiores possam chegar a 750 micrômetros.

De acordo com o coautor do estudo e biólogo marinho Jean-Marie Volland, ela pode crescer até 2 centímetros de comprimento.

"É uma descoberta incrível. Abre a questão de quantas destas bactérias gigantes existem no mundo e lembra-nos que não devemos subestimar as bactérias", realçou Petra Levin, microbiologista da Universidade de Washington, que não esteve envolvida no estudo.

Leia também: Viena é a melhor cidade do mundo para se viver, aponta relatório da The Economist