De acordo com o serviço de imprensa do Kremlin, Vladimir Putin conversou com o presidente Jair Bolsonaro (PL) por telefone nesta segunda-feira (27). O assunto debatido entre os dois foi a questão se segurança alimentar global.
"Conforme acordado na recente cúpula do BRICS, o presidente russo, Vladimir Putin, teve uma conversa telefônica com o presidente da República Federativa do Brasil, Jair Bolsonaro. As questões de segurança alimentar mundial foram amplamente discutidas", diz o comunicado russo.
Leia também: Quatro pessoas morrem após arquibancada desabar durante tourada na Colômbia
Putin disse estar empenhado em cumprir suas obrigações de garantir o fornecimento de fertilizantes russos aos agricultores brasileiros. Vale lembrar que esse já tinha sido um tema conversado entre os dois numa reunião antes dos conflitos no leste da Europa começarem.
Ambas também se comprometeram a fortalecer a parceria estratégica entre os dois países, incluindo a ampliação da cooperação em diversas áreas, como agricultura e energia.
Bloqueio do Porto de Odessa
Apesar do compromisso russo, é importante ressaltar que a alimentação mundial já está sendo afetada por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia.
Por conta dos conflitos, o Porto de Odessa, o principal da Ucrânia, está com suas operações prejudicadas, afetando a exportação de trigo para o mundo todo.
REDES SOCIAIS