A violência racial é um dos principais problemas do Brasil. Isso é o que indica o 16º Anuário Brasil de Segurança Pública, publicado neste domingo (3). A população negra é vítima de 78% das mortes violentas no Brasil, categoria que inclui homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes por intervenção policial. Vale lembrar que, segundo o IBGE, 56% da população brasileira é negra.
Outro dado que expõe essa violência é em relação as mortes cometidas pela polícia. Cerca de 84% dessas das vítimas são pessoas negras. Em 2021, este índice apresentou queda de 31% entre a população branca, mas cresceu 5,8% entre os negros.
Até policiais são vítimas dessa realidade. Cerca de 68% dos agentes de segurança vítimas de mortes violentas são negros. Já entre as vítimas de feminicídio, 62% são negras e 37,5% são brancas.
Além da violência, o levantamento também mostra que é preciso ligar o sinal de alerta em relação a população carcerária. Em 2005, 58% dos presos eram negros e 40%, brancos. Em 2021, a porcentagem de negros saltou para 67,5% e a de brancos caiu para 29%.
Leia também: Moscou acusa Ucrânia de atacar cidade russa com mísseis
Para a produção desse relatório, o Anuário Brasil de Segurança Pública usou os dados fornecidos pelos próprios estados e pelo governo federal.
REDES SOCIAIS