Especialistas das Galerias Nacionais da Escócia descobriram um autorretrato de Vincent Van Gogh, que estava escondido no verso de outra famosa pintura do artista holandês por meio de raio-x.
Leia mais: Pontos de incêndio voltam a aparecer em prédio de 10 andares na 25 de Março
Quando os especialistas foram radiografar a tela para que ela pudesse ser exposta, perceberam que o quadro “Head of a Peasant Woman” contava com uma outra obra que estava coberta por camadas de cola e papelão em seu verso.
A pintura mais conhecida mostra uma mulher na cidade de Nuenen, ao sul da Holanda, onde o artista viveu entre dezembro de 1883 e novembro de 1885. Mais tarde, o artista pintou um autorretrato no verso da tela, provavelmente no período em que se mudou para Paris.
Em entrevista para a BBC News, a conservadora sênior da galeria onde está a tela, Lesley Stevenson, contou que se sentiu “chocada” ao descobrir o pintor “olhando para nós” no autorretrato até então desconhecido.
Como informou a BBC, Van Gogh tinha costume de reutilizar suas telas por falta de dinheiro, utilizando os dois lados dos quadros. Ele só se tornou um dos artistas mais famosos de todos os tempos após sua morte em 1890, aos 37 anos.
Leia também: Karol Conká fala sobre o álbum “Urucum” no Mistura Cultura desta sexta-feira (15)
REDES SOCIAIS