Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/NASA, ESA, CSA, e B. Holler and J. Stansberry (STScI)
Divulgação/NASA, ESA, CSA, e B. Holler and J. Stansberry (STScI)

Após o lançamento das primeiras imagens do Telescópio Espacial James Webb da Nasa, na última terça-feira (12), novos dados da tecnologia estão sendo divulgados. Nesta quinta-feira (13), a agência espacial mostrou um destes dados: Uma captura do planeta Júpiter.

A foto era um teste para ver como o telescópio rastreia objetos do sistema solar. “Webb funcionou melhor do que o esperado e até capturou a lua de Júpiter, Europa”, disse a Nasa.

Leia também: Violência infantil: Cerca de 80% dos casos acontecem no ambiente familiar

Os dados, divulgados no Arquivo Mikulski para Telescópios Espaciais do Instituto de Ciência do Telescópio Espacial, incluem imagens de Júpiter e imagens e espectros de vários asteróides, capturados para testar os instrumentos do telescópio antes que as operações científicas começassem oficialmente em 12 de julho.

As informações demonstram que o Webb rastreia alvos do sistema solar e produz imagens e espectros com detalhes sem precedentes.

“Combinadas com as imagens de campo profundo divulgadas no outro dia, essas imagens de Júpiter demonstram a compreensão completa do que Webb pode observar, desde as galáxias observáveis mais fracas e distantes até planetas em nosso próprio quintal cósmico que você pode ver a olho nu de seu quintal real”, disse Bryan Holler, cientista do Space Telescope Science Institute em Baltimore, que ajudou a planejar essas observações.

Leia também: Duas universidades em Mykolaiv, na Ucrânia, são atingidas por explosões