Após o lançamento das primeiras imagens do Telescópio Espacial James Webb da Nasa, na última terça-feira (12), novos dados da tecnologia estão sendo divulgados. Nesta quinta-feira (13), a agência espacial mostrou um destes dados: Uma captura do planeta Júpiter.
A foto era um teste para ver como o telescópio rastreia objetos do sistema solar. “Webb funcionou melhor do que o esperado e até capturou a lua de Júpiter, Europa”, disse a Nasa.
Leia também: Violência infantil: Cerca de 80% dos casos acontecem no ambiente familiar
Os dados, divulgados no Arquivo Mikulski para Telescópios Espaciais do Instituto de Ciência do Telescópio Espacial, incluem imagens de Júpiter e imagens e espectros de vários asteróides, capturados para testar os instrumentos do telescópio antes que as operações científicas começassem oficialmente em 12 de julho.
As informações demonstram que o Webb rastreia alvos do sistema solar e produz imagens e espectros com detalhes sem precedentes.
“Combinadas com as imagens de campo profundo divulgadas no outro dia, essas imagens de Júpiter demonstram a compreensão completa do que Webb pode observar, desde as galáxias observáveis mais fracas e distantes até planetas em nosso próprio quintal cósmico que você pode ver a olho nu de seu quintal real”, disse Bryan Holler, cientista do Space Telescope Science Institute em Baltimore, que ajudou a planejar essas observações.
Leia também: Duas universidades em Mykolaiv, na Ucrânia, são atingidas por explosões
REDES SOCIAIS