No Estação Livre desta sexta-feira (29), Cris Guterres recebeu Samantha Almeida, diretora de criação da TV Globo e vencedora do prêmio Caboré 2021, e Giselle dos Anjos Santos, historiadora e pesquisadora do CEERT, para celebrar o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.
O programa exibiu reportagem sobre o aplicativo “Todas Por Uma”, que busca proteger mulheres de agressões. É a maior plataforma deste segmento.
Um dos criadores, Mateus Diniz, explicou como o app funciona:
“Um simples balanço no celular envia pedido de socorro para quem ela cadastrou dentro do aplicativo. Essas pessoas são nomeadas de ‘anjos’ e podem ir até a vítima ou mandar uma autoridade de justiça.”
Outra funcionalidade do Todas Por Uma é o mapeamento de locais onde ocorreram agressões, indicando regiões mais violentas.
“A gente também mapeou todas as linhas da CPTM e do metrô do estado de São Paulo. As pessoas podem ver que tipo de violência a mulher está sofrendo e as descrições do ambiente”, contou Mateus.
O aplicativo foi pensado e desenvolvido por outros dois homens, além de Mateus. O jovem acredita que isso seja um ato de resistência.
“Eu presenciei violência doméstica em casa e fui expulso por defender minha mãe, então comecei a estudar o assunto. Hoje, os três meninos combatem milhões de agressores. Eu acho que é uma forma de mostrar que os homens também podem aprender com a gente”, explicou o criador.
No estúdio, Cris e as convidadas da edição discutiram a importância de incluir os homens neste debate antimachista.
Veja o que elas disseram e conheça mais do Todos Por Uma:
Leia também: "Sou mais uma mulher que abriu mão da própria carreira pela do companheiro”, afirma Eliane Dias
Assista ao programa na íntegra:
O programa Estação Livre é apresentado pela jornalista e empreendedora Cris Guterres, considerada pela revista Forbes uma das criadoras de conteúdo mais inovadoras de 2020. Feita por uma maioria de mulheres pretas, a atração tem a missão de valorizar a cultura.
REDES SOCIAIS