Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Os acadêmicos da USP e FAPESP desenvolveram um modelo matemático que confirmou o morcego como o animal mais provável de hospedar o vírus Sars-CoV-2; o estudo foi divulgado na revista “Scientific Reports”.

“Cruzamos informações da proteína S, a espícula [a parte que se liga ao receptor humano ou animal] de diferentes coronavírus num modelo de aprendizado de máquina. Chegamos ao morcego como o mais provável hospedeiro inicial do Sars-CoV-2”, disse Irina Yuri Kawashima, doutoranda da USP que atuou na pesquisa.

Leia mais: Covid-19: Brasil tem média móvel de 204 mortes por dia; a tendência é de estabilidade

A expectativa é que este novo modelo possa auxiliar futuros casos com vírus da mesma família, considerando que o projeto conseguiu observar também o animal como hospedeiro do Sars-CoV e Mers, outras variações do coronavírus.

“O resultado é um alerta para a necessidade de uma maior vigilância em relação ao surgimento de novos vírus. O desmatamento e as mudanças climáticas, entre outras causas, podem nos expor ao contato com vírus que infectam animais e que podem passar a infectar humanos”, declarou Ronaldo Fumio Hashimoto, professor do IME-USP e coordenador da pesquisa.

Leia também: Água-viva rara é gravada pela primeira vez em 25 anos na Oceania