Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

GettyImages
GettyImages

Com a frente fria vinda da Argentina, as regiões Sul e Sudeste do Brasil enfrentam uma queda brusca nas temperaturas. A capital paulista, por exemplo, registra cerca de 10ºC na manhã desta sexta-feira (19). Diante da situação, diversas pessoas relatam aumento na fome. Em entrevista ao site da TV Cultura, a nutricionista Marina Prieto explica essa sensação.

"É muito normal sentirmos mais fome no frio, e isto se explica pelo fato de nosso organismo precisar gastar mais energia para se manter aquecido. Como esta energia gasta precisa ser reposta, então aumenta o nosso apetite", diz a profissional.

Ao falar sobre hábitos alimentares que podem ajudar na saciedade durante o frio, Marina relata que a melhor maneira para "driblar" um consumo calórico excessivo é investir em "alimentos de maior volume, porém com densidade energética menor, como legumes cozidos, caldos, frutas que possam ser aquecidas (como por exemplo banana com canela ou maçã assada). Sopas são ótima opções."

Leia mais: SC registra sincelo, temperaturas negativas e primeira neve do inverno

Início do inverno: "No frio, a única contraindicação é ficar sedentário", avalia Gabi Dezan

Além de apostar em pratos quentes, é válido fracionar melhor os alimentos consumidos durante o dia. Um chá entre as refeições também podem aquecer e "ainda tem os benefícios de seus compostos bioativos e antioxidantes", segundo a nutricionista.

Outra dica para controlar a fome pode ser o aumento do consumo de fontes de proteína, como carne, frango, ovo e peixe, por exemplo, bem como fontes de fibra, completa.

"Comer um pouquinho a mais é normal e saudável, mas é preciso entender que se exagerar nas preparações mais calóricas, inevitavelmente haverá ganho de peso", aponta Marina. 

Ela também chama a atenção para práticas mais saudáveis na rotina: "Coma comida de verdade e exercite-se. É muito importante não parar a prática de atividade física durante o inverno. Isto fará com que você consiga se manter saudável e no seu peso. E pense que o corpo que você quer ter no verão começa a ser construído no inverno!"