Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Mariana Carvalho
Foto: Mariana Carvalho

A TV Cultura estreia nesta terça-feira (30) o programa Negros em Foco. Com apresentação do reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, vai ao ar às 23h30.

Em parceria com a universidade, abre espaço para o diálogo e busca de soluções para inclusão, valorização e empoderamento do negro na sociedade brasileira. Na estreia, discute qual o papel do negro na política.

Para falar sobre o tema, a edição conta com as participações da secretária de Justiça da Cidade de São Paulo, Dra. Eunice Prudente, e do ex-ministro da Justiça e da Defesa e ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim. O cantor e compositor Chico César também garante presença nesta edição.

Leia também: Relatório da polícia do Japão confirma falha na segurança na morte de Shinzo Abe

Ao longo das próximas semanas, o programa ainda fala sobre empreendedorismo econômico e financeiro dos negros no Brasil, liderança negra no mercado de trabalho, educação e mais.

“O Negros em Foco foi criado, desenvolvido e apresentado por negros há anos no ambiente acadêmico da Universidade Zumbi dos Palmares. Agora, ganha muito mais força com a abertura da TV Cultura para este programa que vai discutir ainda mais o racismo, a inclusão, e as ações afirmativas em debate com grandes personalidades, negras ou não negras, mas que acreditam que, para chegarmos a um mundo melhor, é preciso haver equidade, combate ao racismo, ações voltadas à educação e aprimoramento dos negros”, afirma Vicente.

Para o vice-presidente da TV Cultura, Enéas Carlos Pereira, trata-se de um tema extremamente presente na sociedade e que, por muito tempo, foi negligenciado: a representatividade da população negra tanto nas instituições públicas como nas organizações privadas do país. “A TV Cultura, como uma emissora pública, tem não só o dever de propor essa discussão como também incluir a pauta em seus programas que vão além do jornalismo. Dessa simbiose é que nasce Negros em Foco. Um espaço semanal em nossa programação para a discussão de temas urgentes como esse".

Leia também: Propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV tem início nesta sexta-feira (25)

Formato

No estúdio, o apresentador recebe dois convidados que opinam, comentam, apontam erros e soluções sobre diferentes diretrizes da equidade racial. O programa também busca diferentes cenários para representar os temas abordados e conta com ideias de pessoas públicas, artistas e digital influencers.

Negros em Foco tem o patrocínio do banco Bradesco.