Diversos nomes da política, do jornalismo e televisão se mobilizaram e saíram em defesa da jornalista Vera Magalhães, após ela ser atacada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), durante o debate dos presidenciáveis que aconteceu na noite desse domingo (28).
A apresentadora do Roda Viva realizou uma pergunta a Ciro Gomes (PDT) sobre a queda da cobertura vacinal, o que deixou Bolsonaro um tanto irritado, sugerindo que a jornalista seja apaixonada por ele.
“Vera, não podia esperar outra de você. Acho que você dorme pensando em mim. Você tem alguma paixão por mim. Você não pode tomar partido num debate como esse, fazer acusações mentirosas ao meu respeito. Você é uma vergonha para o jornalismo brasileiro.”, disse o político.
Bolsonaro discute com Ciro e ataca a jornalista Vera Magalhães e diz que ela é "vergonha pro jornalismo brasileiro." E afirma ainda: "não venha com essa historinha de atacar mulheres, de se vitimizar!" pic.twitter.com/mGp2SkBd8v
— Dieguinho (@diegoschueng) August 29, 2022
Em seguida, a candidata Simone Tebet (MDB) defendeu Vera e afirmou que o presidente gosta de atacar mulheres. Jair Bolsonaro por sua vez, rebateu: “A senhora é uma vergonha para o Senado, não vem com essa historinha de que eu ataco mulheres, de se vitimizar”, disse.
Nas redes sociais Fátima Bernardes, que esteve ao centro do Roda Viva em julho, se solidarizou com a colega de profissão e ressaltou que essa não é a primeira vez que jornalistas mulheres são atacadas pelo governo.
Minha solidariedade à jornalista @veramagalhaes atacada durante o #debatenaband pelo candidato à reeleição Jair Bolsonaro. Não é a primeira vez que mulheres jornalistas são atacadas por esse governo
— Fatima Bernardes (@fbbreal) August 29, 2022
Sandra Annenberg, Flávia Oliveira e outros jornalistas também mostraram descontentamento com o ocorrido.
Faço minhas as suas palavras, @fbbreal
— sandra annenberg (@sandraannenberg) August 29, 2022
Não podemos mais permitir misoginia seja onde for.
Não vamos nos intimidar, mulheres são a maioria da população brasileira.
Somos fortes ! @veramagalhaes minha solidariedade.
#DebatenaBand Ataque de Bolsonaro a Vera Magalhães é asqueroso. E mentiroso. Vera é uma das jornalistas mais competentes e intelectualmente honestas. Mesmo qdo. discordo. E ela está certíssima. Parabéns, Vera! Sei q vc queria só fazer pergunta. E fez Bolsonaro ser Bolsonaro.
— Reinaldo Azevedo (@reinaldoazevedo) August 29, 2022
O candidato a deputado federal, Guilherme Boulos (PSOL) e o Senador Randolfe Rodrigues (Rede Sustentabilidade) também comentaram o episódio.
Pelo menos 6 a cada 10 mulheres brasileiras rejeitam Bolsonaro. A forma que o miliciano tratou a jornalista Vera Magalhães explica esse número. #DebateNaBand
— Boulos 5010 (@GuilhermeBoulos) August 29, 2022
Minha solidariedade à jornalista @veramagalhaes e à candidata @simonetebetbr , que foram atacadas ao vivo por esse covarde que está na Presidência. Queremos um país de paz, onde a imprensa possa questionar as instituições sem censura. O Brasil vai melhorar! #debatenaband
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) August 29, 2022
“Importante destacar a importância da presença de mulheres candidatas no debate, foram as únicas que prestaram solidariedade à Vera.”, publicou o apresentador Luciano Huck.
Mais uma vez me solidarizo à jornalista @veramagalhaes.
— Luciano Huck (@LucianoHuck) August 29, 2022
Importante destacar também a importância da presença de mulheres candidatas no debate, foram as únicas a prestarem solidariedade à Vera.
Leia mais: Confira o que os candidatos falaram sobre educação, auxílios e corrupção no debate presidencial; BTG/FSB: Vantagem de Lula sobre Bolsonaro volta a diminuir e chega a sete pontos percentuais
REDES SOCIAIS