O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (29) o economista e ex-ministro da Fazenda Pedro Malan.
Com extensa carreira acadêmica, empresarial e pública, se destacou como um dos principais responsáveis pela implantação do Plano Real — programa de estabilização da economia brasileira anunciado em 1994 pelo então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso.
Em pergunta feita pela repórter Adriana Fernandes, o economista fala sobre auxílios e programas sociais e seu governo como ministro da Fazenda.
Leia também: "Não é o ideal para o momento", diz ex-ministro Pedro Malan sobre polarização
"O líder nas pesquisas das eleições este ano, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sempre criticou [a economia da época] dizendo que tinha herdado uma 'herança maldita', e sempre disseram que a política econômica que o senhor conduziu foi uma política que não olhou para os mais pobres. O senhor acha que neste momento, a gente precisa em 2023 fazer esse salto permanente?", pergunta Adriana.
"Eu acho que alguma coisa vai ter que ser feita (...) As vésperas de uma eleição não é o momento ideal para essas mudanças. Eu vi já mais de uma, a referência por parte do ex-presidente Lula, que, embora tenha salvado a minha pessoa, diz que o Brasil quebrou duas vezes antes dele chegar", expõe Malan.
Malan reitera o fato de a política internacional estar favorável ao Brasil em meados de 2002 para 2003, e afirma que o que ajudou o crescimento no país foi uma política econômica não-petista.
Participam da bancada de entrevistadores Cássia Almeida, repórter especial de Economia do jornal O Globo, o editor-executivo do Valor Econômico Sérgio Lamucci, Adriana Fernandes, repórter especial e colunista do jornal O Estado de S. Paulo, a analista sênior da Economist Intelligence Unit Érica Fraga, Julianna Sofia, secretária de redação da sucursal de Brasília da Folha de S. Paulo.
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa irá ao ar às 22h, na TV Cultura, site da emissora, canal do YouTube, Dailymotion, e nas redes sociais Twitter e Facebook.
Assista ao programa na íntegra
REDES SOCIAIS