O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (29) o economista e ex-ministro da Fazenda Pedro Malan.
A apresentadora Vera Magalhães introduziu o tema Petrobras no programa e quis saber qual opinião dele sobre a estatal e as intervenções do Estado na política de preços. Sem titubear, Mala afirma que a empresa sempre teve um papel fundamental para o país e acha pouco provável uma privatização.
Leia também: "Não é o ideal para o momento", diz ex-ministro Pedro Malan sobre polarização
“Eu sempre tive dúvidas se haveria apoio político para a privatização total da Petrobras. Isso pode mudar. Mas acho que ela cumpre um papel importante. Ela precisa ter uma governança apropriada e se comporte como uma empresa bem gerida. Queria que o Estado brasileiro fosse muito mais eficiente na gestão de suas empresas, na provisão dos serviços públicos, tivesse avaliação de desempenho e todo esse tipo de coisa”, diz o ex-ministro.
Como exemplo de boa gestão na Petrobras, Malan cita a administração de Pedro Parente após o esquema do ‘Petrolão’. Apesar dos problemas, ele explica que Parente conseguiu implementar um sistema de governança respeitável mesmo na turbulência, fazendo a empresa crescer e ajudando a população.
Assista ao trecho completo:
Participam da bancada de entrevistadores Cássia Almeida, repórter especial de Economia do jornal O Globo, o editor-executivo do Valor Econômico Sérgio Lamucci, Adriana Fernandes, repórter especial e colunista do jornal O Estado de S. Paulo, a analista sênior da Economist Intelligence Unit Érica Fraga, Julianna Sofia, secretária de redação da sucursal de Brasília da Folha de S. Paulo.
Assista ao programa completo:
O Roda Viva vai ao ar toda segunda-feira às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS