Dados da chave Pix de clientes do Abastece Aí foram vazados nesta sexta-feira (16), segundo o Banco Central (BC). Houve vulnerabilidade em 137.285 chaves, além de ficaram expostas informações como o nome do usuário, CPF, data de criação da chave, instituição de relacionamento, agência, número e tipo da conta.
Leia também: Em comício, Bolsonaro diz que torce pela paz na Ucrânia
Segundo o BC, as falhas foram pontuais e não atingiram dados sensíveis, como senha, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas. “As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, declarou em nota.
As pessoas prejudicadas com o vazamento de dados serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking da instituição de relacionamento. O BC disse ainda que adotou ações para apurar o caso e aplicará as medidas sancionadoras previstas na regulação.
O Abastece Aí ainda não se pronunciou quanto ao assunto, mantendo o espaço aberto para notas ou qualquer tipo de manifestação da empresa.
Histórico de falhas
O vazamento anunciado foi o quarto desde a criação do Pix, que começou a funcionar em novembro de 2020. As falhas somadas foram responsáveis pela vulnerabilidade de 714.070 chaves cadastrais. A última havia sido divulgada em fevereiro de 2022.
REDES SOCIAIS