O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse nesta quinta-feira (29) que o Pix foi uma conquista institucional do BC. A declaração aconteceu na divulgação do Relatório Trimestral de Inflação do BC .
Campos foi questionado sobre o uso da ferramenta na campanha eleitoral do presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL).
Leia mais: Pacheco defende sistema eleitoral em evento do TSE
O Pix é uma conquista do Banco Central, dos funcionários do BC, e o Pix tá só no começo. Tem muito mais coisa para acontecer. Somente vendo o Pix funcionando, você não enxerga que por baixo dessa estrutura que a gente tá vendo hoje tem muito mais coisa para aparecer. O Pix vai continuar existindo quando eu não estiver aqui. O Pix não foi um projeto meu, é um projeto do Banco Centra”, disse.
Em suas campanhas eleitorais, o presidente Jair Bolsonaro afirma que a criação do mecanismo foi uma proposta de seu governo. Nas primeiras peças, a publicidade dizia: "Nós criamos em 2020. Você se lembra, né? A dificuldade para você fazer uma transferência de recursos", diz ele em uma gravação de 30 segundos. "É o nosso governo inovando".
O Pix foi lançado em novembro de 2020, Campos Neto destacou que as conversas sobre a ferramenta começaram em 2018.
“Tinha ocorrido um grupo de trabalho sobre pagamentos instantâneo antes da minha chegada. Tinha sido feito um resumo sobre o que o grupo de trabalho tinha concluído e o grupo de trabalho tinha concluído que tinha benefício de ter um programa instantâneo bem feito, que isso geraria melhora na intermediação financeira. A gente começou a falar da agenda de inovação e em algum momento entendeu que os pagamentos instantâneos deveriam ser prioridade”, completou.
Leia também: TSE nega registro de Valmir dos Santos para disputar governo de Sergipe
REDES SOCIAIS