Os Estados Unidos e a Coreia do Sul lançaram quatro mísseis na costa leste do território coreano, na manhã desta quarta-feira (5), segundo o Estado-Maior Conjunto do país asiático.
O teste foi o segundo exercício dos países em menos de 24 após a Coreia do Norte realizar um lançamento provocativo na última terça-feira (4). Na ocasião, o país disparou um míssil balístico sem aviso sobre o Japão.
Leia também: No Provoca, Favelado Investidor dá dicas de economia para Paulo Guedes
John Kirby, coordenador de comunicações estratégicas do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, o lançamento em conjunto com os sul-coreanos serviu para demonstrar que os EUA e seus aliados têm “as capacidades militares prontas para responder às provocações do Norte”.
Nesta terça-feira, os EUA e o Japão também responderam de forma conjunta ao lançamento norte-coreano com caças do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA e da Força de Autodefesa Aérea do Japão sobrevoando o Mar do Japão, também conhecido como Mar do Leste.
Leia também: Mara Gabrilli diz que votará em branco no segundo turno
Analistas acreditam que dificilmente Kim Jong Un deixará de realizar exercícios militares com as respostas dos EUA e seus aliados. Desde que as negociações de 2019 com os americanos foram interrompidas sem acordo, o líder norte-coreano estabeleceu um programa para desenvolver mísseis com capacidade nuclear.
REDES SOCIAIS