A Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos não especificados em direção à costa leste, onde fica o Mar do Japão. O exercício ocorreu na manhã desta quinta-feira (6), horário local, segundo a NHK.
A Guarda Costeira do Japão disse acreditar que os projéteis provavelmente caíram fora da Zona Econômica Exclusiva (ZEE). "Esta é a sexta vez no curto período contando apenas as do final de setembro", disse Fumio Kishida, primeiro-ministro japonês. "Isso absolutamente não pode ser tolerado."
Leia também: Unicamp desliga 1.311 alunos que não comprovaram a vacinação contra Covid-19
O primeiro míssil teve alcance de até 350 quilômetros e chegou à altitude máxima de 100 quilômetros. Já o segundo teve uma altitude máxima de cerca de 50 quilômetros e teve um alcance de até 800 quilômetros.
Posteriormente, os Estados Unidos condenaram as ações da Coreia do Norte e afirmaram que as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, além de serem uma ameaça à comunidade internacional.
Leia também: Prêmio da Mega-Sena acumula e próximo vencedor pode receber R$ 8 milhões
O lançamento ocorreu um dia após Estados Unidos e Coreia do Sul realizarem atividades militares em conjunto. O disparo desta quinta-feira foi o sexto realizado pela Coreia do Norte nos últimos 12 dias.
Vale lembrar que o Império do Japão ocupou a Coreia entre os anos de 1910 e 1945, quando a nação ainda não era dividida entre “Norte” e “Sul”.
REDES SOCIAIS