Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

O Dia Mundial da Menopausa será celebrado no próximo dia 18 de outubro, data instaurada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Dentre os objetivos estão: promover o debate, buscar a relevância que o assunto necessita e destacar os impactos na saúde da mulher. 

A Organização projeta que até 2030 teremos 1 bilhão de pessoas convivendo com os diversos sintomas da menopausa. Trata-se de um assunto de enorme impacto social e econômico. O Projeto Peripécias Menopáusicas, criado em 2020 pela artista Julieta Zarza, realizará, ao longo de todo o mês de outubro, diversas atividades buscando informar, difundir e discutir o tema da menopausa/climatério.

Dentre as atividades destacam-se a exibição do documentário “Menopausas”; lives com profissionais destacadas na área, com destaque para a participação da jornalista Renata Ceribelli no dia 18 de outubro. Além do mais, terá a exibição nas redes sociais de cinco episódios mostrando os benefícios das atividades físicas e uma aula ao vivo com a professora de Pilates Luciana Cazotti. 

O documentário “Menopausas” estará disponível, gratuitamente, no dia 18, por um período de 24 horas na plataforma Sympla. 

O filme apresenta histórias coletadas pela diretora, que recebeu o diagnóstico de menopausa precoce, aos 37 anos de idade. Segundo ela, o principal objetivo do é quebrar tabus e sair da visão encapsulada e hegemônica que paira sobre o assunto. “O documentário tira das sombras um tema negligenciado e silenciado e o coloca em cima do palco”, diz.

Além dos relatos plurais, a produção traz o olhar de profissionais ligadas à área da saúde, como o da psicóloga e mulher trans, Fe Maidel, uma das criadoras da Associação Brasileira pela Saúde Integral de Travestis, Transexuais e Intersexo.

Leia também: Brasil vence a Holanda por 3 sets a 0 e se aproxima das quartas de final do Mundial de vôlei

“Falar de menopausa ainda é um enorme tabu. Os sintomas são inúmeros e variam de pessoa para pessoa. Desse modo, criar espaços de difusão e diálogos para que sejam compartilhados os meios pelos quais as pessoas se relacionam com seus corpos”, afirma Maidel. A disponibilização do documentário ao público, no Dia Mundial da Menopausa, acontece numa parceria do Projeto Peripécias Menopáusicas e a organização latino-americana "No Pausa". 

No dia 17 de outubro, haverá uma aula de pilates de forma remota e ao vivo com a fisioterapeuta e professora de pilates, Luciana Cazotti, identificando-se possibilidades e práticas simples de exercícios físicos durante a menopausa. 

Também serão divulgados os 15 episódios da Websérie "Peripécias Menopáusicas". A websérie conta com a participação de diversos especialistas na área de saúde e uma participação especial da atriz Samara Felippo.

Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público.

Exibição do Documentário “Menopausas”

Data: 18 de outubro de 2022.

Conversa com a jornalista Renata Ceribelli

Data: 18 de outubro de 2022;

Horário: 21hs.

Cronograma de lives

Dia 10 de outubro, às 20hs com Fernanda Larralde, Nutricionista;

Dia 25 de outubro às 20hs com Luciana França, Radiologista.


Transmissão ao vivo aula de pilates com a prof. Luciana Cazotti

Data: 17 de outubro de 2022;

Horário: 20h;

Local: Instagram;

Publicação dos vídeos e lives gravadas

Local: Instagram/@peripeciasmenopausicas.

Leia também: Bolsonaro sobe tom, chama Lula de “pinguço” e diz que petista colocará “quadrilha de incompetentes” no poder