A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, demitiu nesta sexta-feira (14) o ministro das Finanças Kwasi Kwarteng.
Leia mais: Operação da PF investiga desvios do ‘orçamento secreto’ e prende duas pessoas
Kwarteng ficou apenas algumas semanas no cargo, deixando o posto após ele e a primeira-ministra Liz Truss divulgarem um plano financeiro desastroso que afundou os mercados do Reino Unido e alarmou as agências financeiras globais.
Em um comunicado a premiê, Kwarteng criticou a cobrança de altas taxas de impostos. “Isso precisa mudar se esse país quer ter sucesso”, disse.
No comunicado sobre sua saída do governo, o ex-ministro das Finanças reconheceu os impactos que o chamado “The Growth Plan 2022” (O Plano de Crescimento 2022) causou na economia do Reino Unido.
“O ambiente econômico mudou rapidamente desde que definimos O Plano de Crescimento, em 23 de setembro. Em resposta, juntamente com o Banco da Inglaterra e excelentes funcionários do Tesouro, respondemos a esses eventos e elogio meus funcionários por sua dedicação”.
O plano fiscal de Truss e Kwarteng também contribuiu para a queda histórica da libra esterlina. Em 26 de setembro, a moeda britânica registrou o seu menor valor em relação ao dólar.
Leia também: Fiocruz investiga possibilidade de transmissão da varíola dos macacos por superfícies
REDES SOCIAIS