Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Vários fatores demonstram se a digestão do bebê está em mau funcionamento. Cólicas constantes, fezes com sangue ou muito endurecidas podem ser sinais de que ele está com o intestino preso, mais do que a frequência com que ele evacua. No Momento com o Especialista desta semana, os pediatras Moisés Chencinski e Denise Lellis esclarecem as dúvidas de internautas sobre o tema.

Quantos dias um bebê pode ficar sem evacuar? É normal um bebê de dois meses, que mama no peito, ficar 10 dias sem fazer cocô?

- Andreza Vanelson

Resposta: Oi Andreza. A frequência de evacuações de um bebê pode variar muito. O mais importante nem é a frequência e sim o incômodo, dor ou sangramento para fazer cocô. Fezes muito endurecidas também podem ser um sinal de que algo está errado.

O ideal seria procurar o pediatra e ver se seu bebê tem um bom ganho de peso e se o exame físico dele é normal. Se estiver tudo bem, estímulos bem leves com um paninho molhado no ânus ou mesmo deixar água morna cair no ânus podem ajudá-lo a fazer cocô com mais facilidade.

- Denise Lellis

Meu bebê tem nove meses e tem problema pra evacuar. Estou dando caldo de ameixa, mas não está funcionando. Às vezes, ele fica uma semana sem fazer! Ele já come de tudo, porém não engatinha ainda. O que posso fazer para ajudá-lo?

- Vilma Rodrigues Silva

Resposta: Há muitos dados que não estão na pergunta e precisariam ser analisados. Que leite mama? O ideal é o leite materno. Com que idade iniciou a alimentação complementar? Deveria ser apenas após seis meses de vida. O intestino sempre teve esse ritmo ou mudou? Ele tomou algum medicamento que possa ter modificado o ritmo intestinal anterior? Portanto, neste caso, o melhor a fazer é conversar com o pediatra que o acompanha.

- Moisés Chencinski

Confira mais dicas para bebês com prisão de ventre no programa Momento Papo de Mãe.

Envie você também a sua pergunta pelo e-mail: momento@papodemae.com.br.