Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Margareth Dias
Foto: Margareth Dias

Marcelo Tas conversa nesta terça-feira (25), no Provoca, com o escritor brasileiro Itamar Vieira Junior, autor do premiado romance Torto Arado. Na entrevista, eles falam sobre o que é o Brasil profundo, o mito da democracia racial, polarização e muito mais. O episódio começa a partir das 22h, na TV Cultura.

Um dos assuntos abordados no programa é o mito da democracia racial, de brancos, pretos e indígenas vivendo em harmonia.

“Havia um interesse de conciliar o país de uma maneira muito superficial, incutindo isso na educação das pessoas, que éramos uma democracia racial, e a gente sabe que não é (...) basta olhar os dados oficias do Estado, pessoas negras, pardas, indígenas na base da pirâmide, em todos os sentidos, são os mais encarcerados, os que estão desempregados em maior quantidade, que recebem menores salários, que tem menos tempo de educação, ou seja, isso não pode ser uma democracia racial”, comenta Itamar.

Nascido em Salvador, em 1979, Itamar Rangel Vieira Júnior é Graduado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia. O autor já recebeu os prêmios Jabuti de Romance Literário, Oceanos, entre outros.

Em 2019, lançou a sua obra mais conhecida, Torto Arado. Em 2021, mais de 300 mil exemplares do livro haviam sido vendidos.