António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, alertou nesta segunda-feira (7) que a sociedade caminha para o "inferno climático" com "o pé no acelerador".
A afirmação foi feita durante a COP 27, a conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), que começou no último domingo (6) em Sharm el-Sheikh, no Egito.
“Esta conferência é um lembrete de que o relógio está correndo. Estamos na luta pelas nossas vidas e estamos perdendo. As emissões de gases de efeito estufa continuam crescendo. As temperaturas globais continuam subindo. Nosso planeta está se aproximando rapidamente de pontos de inflexão que tornarão o caos climático irreversível. Estamos na estrada para o inferno climático com o pé no acelerador", pontua.
Leia também: Gabinetes para Lula e Alckmin trabalharem em Brasília são concluídos
Durante seu discurso, ele ainda clamou por um "pacto de solidariedade" entre países desenvolvidos e economias emergentes em prol da meta dos 1,5ºC.
"Países mais ricos e instituições financeiras internacionais devem fornecer assistência técnica e financeira para ajudar as economias emergentes a acelerar sua própria transição para energia renovável". "As duas maiores economias, os Estados Unidos e a China, têm a particular responsabilidade de unir esforços para tornar este pacto uma realidade. Ou fazemos um pacto de solidariedade climática ou um pacto de suicídio coletivo".
REDES SOCIAIS