Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter @lula
Reprodução/Twitter @lula

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na tarde desta quarta-feira (16) em seu discurso na Cúpula do Clima (COP-27), que acontece em Sharm el-Sheik, no Egito, que o "Brasil está de volta" ao debate climático global.

Leia mais: Segunda live da 8ª edição do Mídia.JOR 2022 vai ao ar nesta sexta-feira (18)

O petista, que assume a presidência do Brasil no dia primeiro de janeiro de 2023, falou no desafio de enfrentar o aquecimento global em meio a múltiplas crises e destacou que "não existem dois planetas Terra".

"Não haverá futuro enquanto estivermos cavando um poço sem fundo entre ricos e pobres", disse Lula, que lembrou do compromisso firmado pelos países ricos em 2009, de oferecer US$ 100 bilhões anuais para que as nações mais pobres enfrentassem os efeitos da crise climática. "Esse compromisso nem foi nem está sendo cumprido", afirmou.

Esta é a segunda fala pública do petista na conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) , que participa da primeira agenda no exterior após o resultado das eleições.

"O combate à mudança climática terá o mais alto perfil na estrutura do próximo governo", destacou, repetindo a promessa de zerar o desmatamento na Amazônia.

Mais cedo, Lula disse em outro espaço da COP que pretende tirar o Brasil do isolamento e vai pedir à ONU para que a conferência de 2025 seja realizada em alguma cidade que tenha o bioma.

No discurso de 28 minutos, Lula também destacou efeitos devastadores de eventos climáticos extremos na Europa, na África, na Ásia e nos Estados, além de falar sobre a seca histórica que o Brasil enfrentou em 2020 e no ano passado.

Lula também destacou o desafio de avançar na pauta ambiental enquanto o planeta sofre com múltiplas crises, como a do risco de um conflito nuclear, de abastecimento e de energia, da biodiversidade e o aumento dos desníveis sociais.

Leia também: Orçamento 2023 recebeu cerca de R$ 234,3 bilhões em propostas de emendas