Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

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A edição do Mídia.JOR 2022 será transmitida dos estúdios da TV Cultura, e contará com a presença de jornalistas e especialistas para discutir porque a agenda ESG é uma pauta transversal e deve ser acompanhada pelos jornalistas das diferentes editorias.

O evento coincide com as discussões da COP 27, encontro internacional organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas, que irá até esta sexta-feira (18), em Sharm El Sheikh, Egito.

Hoje em dia, é praticamente impossível encontrar uma grande empresa que não tenha políticas de ESG. O conceito, do inglês Environmental, Social e Governance, surgiu como uma ideia na ONU de convencer o mundo das finanças a considerar não só lucros, mas também fatores ambientais, sociais e de transparência no momento de decidir em que investir.

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A edição deste ano tem como objetivo ajudar os profissionais da comunicação a entenderem melhor o que é, qual o contexto internacional, as oportunidades e riscos que existem na cobertura, além de compreender qual é o papel do jornalismo na cobertura da agenda ESG.

Além dos dois programas gravados ao vivo na emissora, sendo que o primeiro deles foi ao ar na terça-feira (15), às 15h, estará disponível na plataforma digital do projeto, entrevistas e matérias em vídeo e texto com especialistas que analisam e ajudam a ampliar o debate. Esta edição conta com a parceria da TV Cultura e patrocínio do Itaú.

Serviço

Live 1: Quem acredita no ESG?

Data e horário: 15/11, terça-feira, às 15h.

Na ocasião, o diretor de jornalismo da TV Cultura Leão Serva, e o curador Lúcio Mesquita, conversaram com os jornalistas Naiara Bertão (Valor Econômico), Reinaldo Canto (Envolverde) e Rodrigo Caetano (Revista Exame) para entender o que é exatamente o ESG na prática, como deve ser tratada a pauta nas redações e como pode-se evitar cair no golpe da propaganda disfarçada de capitalismo engajado com questões sociais e ambientais importantíssimas para o futuro do Brasil?

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Live 2: Jornalismo e ESG – Como juntar os pontos?

Data e horário: 17/11, quinta-feira, às 15h.

Nesta live, Leão Serva e Lúcio Mesquita conversam com os jornalistas Paula Bianchi (Agência Pública), Fred Di Giacomo (ECOA/UOL) e Kátia Brembatti (Presidente da Abraji) e o especialista em tendências de mídia e comunicação Flávio Ferrari (SocialData/ESPM) para entender melhor como deve deve-se cobrir temas isolados, como os relativos à agenda ESG, sem perder o contexto e as conexões entre pautas, independentemente de serem de economia, política, saúde, cidade, educação ou meio ambiente. Afinal, qual é o papel do jornalismo na cobertura da agenda ESG?

Acompanhe a programação pelo site do Mídia.JOR ou Youtube da TV Cultura.