A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27) chegou ao fim neste domingo (20) com um acordo sobre a criação de um fundo de "perdas e danos" para os países mais afetados por mudanças climáticas, segundo comunicado oficial do evento, que foi realizado no Egito.
Leia mais: Homem abre fogo em boate gay no Colorado, nos EUA, e deixa cinco mortos e 18 feridos
"Decidimos um caminho a seguir em uma conversa de décadas sobre financiamento para perdas e danos, deliberando sobre como abordamos os impactos nas comunidades cujas vidas e meios de subsistência foram arruinados pelos piores impactos das mudanças climáticas", disse Simon Stiell, Secretário Executivo da ONU.
Ainda segundo o comunicado, a COP-27 resultou na entrega de um pacote de decisões pelos países que reafirmaram seu compromisso de limitar o aumento da temperatura global a 1,5 grau Celsius acima dos níveis pré-industriais.
O pacote também fortaleceu ações para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e se adaptar aos impactos da mudança climática, além de aumentar o apoio financeiro, tecnológico e de capacitação necessário aos países em desenvolvimento.
Os governos ainda concordaram em estabelecer um "comitê de transição" para fazer recomendações sobre como operacionalizar os novos acordos de financiamento e o fundo na COP28 do próximo ano. Espera-se que a primeira reunião do comitê de transição ocorra antes do final de março de 2023.
Leia também: Quem foi Maria Firmina dos Reis; Abafada na história da literatura, será homenageada da Flip 2022
REDES SOCIAIS