Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

O Roda Viva recebe o cantor, compositor, multi-instrumentista e ator Seu Jorge, nesta segunda-feira (21).

Nascido no Rio de Janeiro nos anos 70, Seu Jorge perdeu o irmão em uma chacina, morou nas ruas, conheceu as artes e é tido por muitos como o responsável pela popularização do samba-pop. Ganhador de um Grammy Latino, trabalha para lançar em 2023 mais um disco.

Em pergunta feita pelo jornalista Alberto Pereira, o músico fala sobre sua carreira como ator e as barreiras que o cinema nacional ultrapassou desde o lançamento do filme Cidade de Deus, que completou 20 anos de lançamento em 2022.

Leia também: “Nos EUA, sou percebido como africano, não como um homem negro do Brasil”, revela Seu Jorge

O cantor revela que encontrou com Denzel Washington, e o ator afirmou ter assistido Cidade de Deus pelo menos cinco vezes, e uma delas foi com o ex-presidente dos Estados Unidos, Barak Obama e sua esposa Michelle Obama. 

"Cidade de Deus faz 20 anos desde o lançamento, seu último filme Medida Provisória e Marighella foram sucessos e diferente de Cidade de Deus, enfrentaram dificuldades no lançamento por questões políticas. Queria saber se você tem vontade de dirigir seu próprio filme, estrear como diretor, contar a história. Além disso, queria que você comentasse, fizesse esse balanço dos filmes, porque o primeiro é um 'favela movie', o outro é sobre um cara classe média no rio de janeiro e Marighella é um personagem histórico, como é se colocar nesse lugar?", questiona o repórter.

"Desde Cidade de Deus para cá, a gente tem se colocado nos anseios do povo que foram assistir. Isso não só no Brasil, no mundo inteiro. Tive o prazer de encontrar com Denzel Washington, e ele me disse que assistiu Cidade de Deus pelo menos cinco vezes, sendo uma delas com Barak Obama e Michele Obama. Fiquei muito impactado com isso.", conta Seu Jorge. 

"Não me vejo dirigindo nada, eu vejo que é muito difícil esse negócio (...) Eu escrevi uma coisa, junto com a Suzana Pires, que eu idealizo muito, mas não sei se eu que vou dirigir não", diz o músico. 

Participam da bancada de entrevistadores Roberta Martinelli, apresentadora do programa Cultura Livre e da Rádio Eldorado, Alberto Pereira Jr., jornalista e head de produção e conteúdo da Trace Brasil, a repórter de Cultura do jornal O Globo Maria Fortuna, a cineasta e colunista da Vogue Brasil Sabrina Fidalgo, e Leonardo Lichote, jornalista e crítico de música.

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa irá ao ar ao vivo às 22h, na TV Cultura, site da emissora, canal do YouTube, Dailymotion, e nas redes sociais Twitter e Facebook.