O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir nesta segunda-feira (5), em Brasília, com o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan.
Sullivan é integrante da equipe do presidente dos EUA, Joe Biden, e veio a Brasília para agendas separadas com Lula e com o atual secretário de Assuntos Estratégicos do governo brasileiro, Flávio Rocha.
Em nota, o governo americano relatou que a visita de Sullivan segue os movimentos iniciados por Biden para uma aproximação com Lula após a vitória do petista na eleição presidencial.
Leia também: Com Neymar de volta, Brasil encara a Coreia do Sul pelas oitavas de final nesta segunda-feira (5)
Confira o gabarito da primeira fase da Fuvest 2023
A nota também explica que o americano discutirá a relação entre EUA e Brasil e formas de trabalho conjunto em áreas como segurança alimentar, inclusão, migrações e democracia. Além disso, há expectativa de atuação conjunta, em especial, na agenda de preservação da Amazônia e combate às mudanças climáticas.
O presidente eleito já disse que pretende se encontrar com Joe Biden ainda este ano nos Estados Unidos. A equipe do petista busca uma data para marcar o encontro, que deve acontecer após a diplomação de Lula como chefe do executivo pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), marcada para o próximo dia 12.
REDES SOCIAIS