Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Em sua última reunião de 2022, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu manter a taxa Selic em 13,75% ao ano. Vale lembrar que o valor é o mesmo desde agosto.

Esta foi o último encontro do Copom no governo Jair Bolsonaro (PL). A próxima reunião será em 31 de janeiro e 1 de fevereiro, já na gestão do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A manutenção da taxa básica de juros aconteceu pela quarta reunião seguida. A decisão já era esperada pelo mercado financeiro.

O Banco Central iniciou o governo Bolsonaro, em janeiro de 2019, com a taxa de juros em 6,5% ao ano. Em 2020, durante a pandemia, reduziu a Selic para 2% ao ano, menor patamar da história. Porém, a partir de março de 2021, a Selic subiu 12 vezes consecutivas e alcançou o patamar de 13,75% ao ano, o maior e mais longo ciclo de alta desde 1999.

Leia também: Ministro Bruno Dantas é eleito presidente do TCU

Mesmo com a manutenção, a Selic segue com o maior patamar desde novembro de 2016, quando estava em 14% ao ano.

O aumento da taxa de juros é uma estratégia para tentar frear a alta da inflação. Apesar de ser uma estratégia para conter a inflação, o aumento da Selic gera um aumento das taxas bancárias, influência negativa no consumo da população e nos investimentos produtivos e gera uma despesa adicional com juros da dívida pública.