Ao contrário do que planejavam membros da equipe de transição de governo, a proposta de emenda à Constituição (PEC) da nova gestão deve ter sua análise na Câmara dos Deputados concluída apenas na semana que vem.
Até o momento, a chamada PEC da Transição ainda não começou a ser julgada na Casa. Nada impede que o texto tramite ainda na tarde desta quinta-feira (15), mas o presidente Arthur Lira (PP-AL) alegou que o projeto deve ser "negociado" com todos os partidos.
Com o impasse, a conclusão da análise ficará para para a próxima terça-feira (20), ainda de acordo com o deputado federal.
Leia mais: Alexandre de Moraes dispara: "Ainda tem muita gente para prender"
Covid-19: Brasil registra uma morte por dia entre crianças de seis meses a cinco anos
A medida em questão busca abrir espaços no Orçamento da União para 2023, com o objetivo de manter as promessas de campanha do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
No Senado Federal, a votação em dois turnos ocorreu em apenas um dia, na última quarta-feira (7). Com a incorporação da PEC em questão a uma outra proposta, sua votação não passará por comissões da Câmara.
Recentemente, o senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator da proposta orçamentária do ano que vem, disse acreditar que a PEC passaria ainda nesta semana: "Estamos confiantes na aprovação da matéria na Câmara dos Deputados, sem modificações, até quarta-feira (14)".
REDES SOCIAIS