O Senado norte-americano aprovou na última quarta-feira (14) a nomeação da nova embaixadora do país em Brasília. A representante do governo americana no Brasil será Elizabeth Bagley. Ela já havia sido indicada ao cargo em janeiro pelo governo americano, mas só agora seu nome foi aprovado pelos senadores do país.
Em junho, o Comitê de Relações Exteriores do Senado dos EUA rejeitou a candidatura de Bagley. Na ocasião, o principal motivo da rejeição foi uma frase dita por ela em 1998. Durante uma entrevista, ela lamentou que o "lobby judeu" fizesse o Partido Democrata adotar políticas das quais ela discordava, como defender que Jerusalém é a capital de Israel.
Leia também: Argentina x França: veja a data e o horário da final do Mundial
Rosa Weber vota pela inconstitucionalidade do Orçamento Secreto: “Viola o princípio republicano”
Segundo sua apresentação ao Senado, Bagley tem mais de 20 anos de experiência no Departamento de Estado (o equivalente, nos EUA, ao órgão que no Brasil seria o Ministério de Relações Exteriores).
Ela atuou como assistente no acordo de Camp David, que estabeleceu a paz entre Israel e o Egito, foi embaixadora de Portugal durante a gestão de Bill Clinton na presidência dos EUA e também trabalhou como assessora da secretária de Estado Madeleine Albright.
REDES SOCIAIS