A Fundação Nacional do Índio (Funai) teve o nome alterado nesta segunda-feira (2). A mudança aconteceu por meio de medida provisória publicada no Diário Oficial da União (DOU) e foi assinada ainda no domingo de posse, 1º de janeiro. Instituição terá como nomenclatura Fundação Nacional dos Povos Indígenas, a sigla permanece a mesma.
Leia mais: Wellington Dias assume Ministério do Desenvolvimento Social
A mudança do nome foi uma das reivindicações do Grupo Técnico Povos Indígenas da equipe de transição. A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) celebrou o ato em uma rede social.
🏹Nas primeiras horas de seu Governo, @LulaOficial acatou 2 propostas feitas pela @ApibOficial junto ao GT de povos indígenas. 1ª revogou decreto que permitia garimpo ilegal em Terras Indígenas. 2ª corrigiu o nome da @funaioficial para FUNDAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS.
— Apib Oficial (@ApibOficial) January 2, 2023
Criada em 1967, a Funai tem como objetivo proteger e promover os direitos dos povos indígenas no Brasil. Antes vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, instituição integra agora a estrutura do recém-criado Ministério dos Povos Indígenas, a pasta será comandada por Sônia Guajajara.
Em uma rede social, a ministra também comemorou a mudança.
A advogada Joenia Wapichana estará no comando da Fundação. É a primeira vez que será presidida por uma mulher indígena.
Leia também: Covid-19: Brasil registra 31.085 casos nas últimas 24 h e média móvel apresenta queda
REDES SOCIAIS