O primeiro Roda Viva de 2023 recebe Rui Costa (PT), ministro-chefe da Casa Civil do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A jornalista Marina Dias pergunta ao ministro como o novo governo irá dialogar com o agronegócio, uma das principais bases do governo de Jair Bolsonaro. Costa explica quais os planos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ressalta que armas não são prioridade do setor.
“Eu não diria que o agronegócio brasileiro quer armas, o agro quer produzir alimentos, como milho, soja, algodão e proteína. São empresas. Estamos falando de pessoas, mas por trás delas, existem empresas”, afirma o ministro.
Para exemplificar, ele cita um episódio de quando era governador da Bahia, e diz ter visto companhias com “maquinários de alta tecnologia”.
Leia também: "Todos nós temos a responsabilidade de defender a democracia", diz o ministro Rui Costa
“Precisamos deixar esse período de ódio e rancor de lado, precisamos, juntos, dar as mãos e unir a grande agricultura com a produção familiar, intensificar o diálogo, criar uma agenda objetiva para saber o que todos precisam e achar soluções em conjunto”, alega.
Antes de finalizar sua resposta, o ministra critica parte dos apoiadores que possuem o interesse em armas e os compara com integrantes de uma seita.
“Quando vi algumas imagens de pessoas ajoelhadas em frente a um canhão de guerra velho, que serve apenas de símbolo na frente de um quartel, me lembrava da minha adolescência quando via o noticiário dizendo quem 300 pessoas se suicidaram porque a seita mandou”, conclui.
Assista ao programa na íntegra:
Participam da bancada de entrevistadores, Fábio Zambeli, analista-chefe do Jota, Fernando Exman, diretor da sucursal do Valor Econômico em Brasília, a jornalista Marina Dias, Jussara Soares, repórter de Política do jornal O Globo, em Brasília, e Catia Seabra, repórter especial do jornal Folha de S. Paulo.
Leia também: "Não é a agenda pessoal do presidente", diz Rui Costa sobre conceder ou não anistia a Bolsonaro
O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS