Museu Britânico discute devolver mármores de 2.500 anos para Grécia
A Grécia pediu a devolução permanente das esculturas que o diplomata britânico Lord Elgin removeu do imponente templo do Partenon, em Atenas
05/01/2023 10h41
O Museu Britânico anunciou na última quarta-feira (4) que está mantendo "discussões construtivas" com a Grécia sobre as esculturas do Partenon presentes no museu.
Leia mais: Presidente da Argentina pede impeachment de juízes da Suprema Corte
A declaração ocorre em meio a novas especulações de que os mármores de 2.500 anos poderão em breve ser devolvidos a Atenas.
A Grécia pediu a devolução permanente das esculturas que o diplomata britânico Lord Elgin removeu do imponente templo do Partenon, em Atenas, no início do século XIX, quando era embaixador no Império Otomano, que então governava a Grécia.
O governo grego disse no mês passado que estava em negociações sobre sua repatriação, e o jornal britânico "Daily Telegraph" informou na quarta-feira que um acordo foi feito pelo presidente do museu, o ex-ministro das Finanças George Osborne, para permitir que as peças sejam devolvidas como parte de um acordo de troca.
Um porta-voz do governo grego disse que não houve mais discussões com funcionários do governo britânico recentemente, mas seu pedido de devolução das esculturas estava em andamento.
Leia também: Amazon confirma a demissão de 18 mil funcionários
REDES SOCIAIS