Notícias

Covid-19: Variante XBB.1.5 é a mais transmissível já identificada, afirma OMS

Novas ondas de infecção são esperadas no mundo; no entanto, ainda não se sabe a gravidade da doença, destaca epidemiologista


05/01/2023 12h05

A identificação de uma nova subvariante do coronavírus, XBB.1.5, que está por trás do aumento de casos de Covid-19 nos Estados Unidos, acende um alerta para o resto do mundo, afirma a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A variante já foi identificada em 29 países e é uma sublinhagem da Ômicron. Durante o mês de dezembro, a porcentagem de novas infecções da doença nos Estados Unidos causadas pela XBB.1.5 aumentou de 4% para 41%.

Em uma apresentação do grupo técnico da OMS, nesta quarta-feira (4), a epidemiologista e responsável pelo grupo de Covid da entidade, Maria Van Kerkhove, disse que “a variante mais transmissível até agora devido às mutações que se acumulou. Estamos preocupados com sua vantagem de crescimento”.

Esperamos mais ondas de infecção em todo o mundo, mas isso não precisa se traduzir em mais ondas de morte porque nossas contramedidas continuam funcionando”, disse .

O comitê técnico da OMS se reuniu na última terça-feira (3) para falar sobre a alta de casos de coronavírus na China, mas acabaram discutindo também a rápida dispersão da XBB.1.5, que já demonstra sinais de preocupação no comitê.

“Quanto mais variante circular, mais oportunidade terá de mudar, e com isso esperamos novas ondas de infecção em todo o mundo, embora ainda não tenhamos indicação sobre o potencial de gravidade ou quadro clínico”, afirma Kerkhove.

Leia mais: Robô com inteligência artificial é banido das escolas públicas de Nova York, nos EUAPríncipe Harry acusa William de agressão física em discussão sobre Meghan Markle

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Príncipe Harry acusa William de agressão física em discussão sobre Meghan Markle

Sobrecarga de funerárias diante da alta de Covid-19 faz chineses queimarem corpos de parentes

Recusas ameaçam cronograma do Censo 2022 e podem gerar multas

Museu Britânico discute devolver mármores de 2.500 anos para Grécia

Presidente da Argentina pede impeachment de juízes da Suprema Corte